terça-feira, 19 de julho de 2016

COLUNA DE SANTO TITO: LEMBRA DO QUE EU TE DISSE?


Português, história e geografia são a base para entendermos matemática, física, química e biologia. Estranho! Uma analogia que talvez o próprio profissional do ensino não se atreva a fazer. No caso pode até ser que eu esteja sendo motivo de hilaridade. Mas antes vamos ordenar a forma de como é possível ver o encadeamento dessa situação. Como poderíamos chegar à todas as matérias sem antes termos passado pelo português? E então! Como ligar história e geografia com as últimas quatro disciplinas? Quando chegamos a este pormenor teremos que forçosamente fazer a ligação do quem foi e onde foi, ou seja, quem foram os protagonistas e qual foi o local onde os fatos ocorreram. Um exemplo disso é Pitágoras (570/495 A.C.) nascido na ilha Grega de Samos, representando a matemática; Isaac Newton (1642/1726) nascido na Inglaterra, físico; Lavoisier (1743/1794) químico francês, considerado o pai da química moderna; Charles Darwin, inglês considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”. (1809-1882).

Pense num relato vazio! Sem nenhuma profundidade. Nomes, datas e números que não levam a nada.

Será? E quando eu falo em Monsenhor Expedito não lhe vem nada a mente? Pois é. Mas como um refresco de memória, eu vou mais além. Como entender a vida e a morte do Padre sem que, forçosamente, tenhamos que historiar os fatos que circundaram a vida de um notável homem de pouca instrução que sempre fez e sempre fará parte da história da educação de São Paulo do Potengi? Mais. Ele e sua família, sem desmerecer os demais, deram total atenção aos minutos finais desse homem de Deus. No pais do futebol ele foi sempre o reserva. O auxiliar do Santo Padre. Há quase meio século teve a coragem de transformar sua casa em sala de aula onde as professoras não tinham salario. Recebiam o que era possível após encerramento de uma festa anual feita com base em donativos.

Agora parece que fica mais claro porque português, história e geografia são tão importantes em qualquer situação, não é? A exemplo disso nesta hora alguém poderia estar se perguntando: A atração gravitacional, qual é a sua aplicação prática? Quem foi. Quando foi? Como foi? Porque foi? Onde foi? Português, história e geografia vão lhe ajudar a dar sentido nas coisas que se lê.

Zé Miguel, essa figura extraordinária, presidente de honra da Escola São Francisco, que pode não ser lembrado como tal, mas é parte inerente à história da educação de São Paulo do Potengi, a qual não poderá nunca ser escrita ou descrita sem que o nome desse homem esteja presente. Enquanto hoje, com todo o conhecimento dos tempos modernos, vemos o vandalismo acontecendo numa escola de Natal, cuja destruição foi filmada sem o menor constrangimento por parte dos vândalos, na sua maioria alunos da própria escola, vemos em nossa cidade uma escola criada da maneira como relatamos, limpa e organizada moral, cívica, religiosa e ética como poucas nesse nosso pais corrupto.

Santo Tito: Bancário Aposentado