quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

GOVERNO NÃO TEM DATA DEFINIDA PARA PROMOÇÕES DE MILITARES


Nesta quarta-feira (30), o Vereador Cabo Jeoás e as associações representativas dos policiais e bombeiros militares reuniram-se com a cúpula da segurança pública do Estado, a Secretária de Segurança Pública Kalina Leite, o Comandante Geral da Policia Militar, coronel Ângelo Dantas e o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza para tratar sobre as promoções previstas para dezembro que não foram publicadas ainda.

De acordo com a Secretaria Kalina, as promoções previstas para o ultimo dia 25 de dezembro ainda não tem data definida para publicação, mas, que o Governo reafirma o compromisso com a categoria. A Secretaria já encaminhou uma solicitação formal a Consultoria Geral do Estado para efetuar as promoções. O motivo do adiamento, segundo a Secretária, foi uma notificação recebida pelo Governo do Tribunal de Conta do Estado que deverá ser publicado nos próximos dias, que, implica em sanções ao Governo por ultrapassar o limite prudencial e por ter usado os recursos do Fundo Previdenciário, dentre outras ações. Preventivamente, o Governador decidiu paralisar todas as iniciativas que representem aumento de despesas para o Governo do Estado até ser publicado o acórdão do TCE e uma decisão da CGE sobre novos gastos.

“Essa medida não é direcionada ou específica à pasta da segurança, tem repercussões em todos os setores do Governo do Estado. Este Governo trata a segurança pública como prioridade e tem muita boa vontade para com a Policia Militar e com o Corpo de Bombeiros, a intenção do Governo é cumprir tudo que foi acordado, e nesse momento é importante o equilíbrio, o bom senso e a sobriedade na tomada de decisões”, destacou a gestora da SESED. “Precisamos ainda reconhecer o quanto este Governo tem feito, durante tão pouco tempo, foram mais de 2000 promovidos, já recebendo em dias, pagamos algumas promoções atrasadas e estamos fazendo esforços para sanar todos os problemas, mesmo diante de toda crise” completou a secretaria.

O comandantes da Policia e Corpo de Bombeiros informaram que a parte administrativa das promoções já foi finalizada. “Nós também fomos pegos de surpresa por essa situação, estamos com as promoções prontas para serem publicadas aguardando o desfecho dessa situação, que esperamos que seja breve e positiva.” Afirmou Cel. Ângelo Dantas.

Os representantes das Associações pontuaram a necessidade do cumprimento do que foi pactuado entre o Governo e a Categoria e colocaram a preocupação com as consequências da suspensão das promoções.

Para o vereador Cabo Jeoás a medida do Governo frente à notificação do TCE frustra a expectativa dos mais de 1,3 mil praças que aguardam a publicação de suas promoções. “Os profissionais querem apenas o cumprimento de um direito adquirido em Lei e é natural o sentimento de frustração da categoria. Esperamos que esse entrave seja solucionado de forma breve e que sejam publicadas as promoções retroativas a 25 de Dezembro sem maiores problemas” destacou o Vereador.